sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Analise do 1º e do 2º treino livre do GP do Mexico

    Acabou agora a pouco o 2º treino livre do México, mostrando uma situação anormal, onde um asfalto novo em folha, esta mostrando falta de aderência, tornando a pista escorregadia e propicia a acidentes.
   No primeiro treino a pista começou molhada, e muito escorregadia, além de demorar um pouco para se secar, considerando que é um asfalto novo, além disso alguns carros se comportaram melhor com essa pista escorregadia, como a RBR que anotou bons tempos, tendo a vantagem de um chassi mais aerodinâmico, que privilegia o desempenho em curvas de baixa velocidade, além disso carros como a force índia apresentam dificuldades em pistas escorregadias, que foi comprovado com o péssimo desempenho de Nico Hulkenberg no primeiro treino livre, o que é anormal para os carros da escuderia indiana.
  Os carros da McLaren mostraram um desempenho promissor nessa sexta feira, mesmo com a falta de potencia o carro apresentou um desempenho aerodinâmico surpreendente, colocando confiança em sua dupla de pilotos porem, se a pista ganhar aderência equipes com RBR, STR, McLaren vão começar a perder rendimento e caíram algumas filas no grid, em compensação, os carros da force índia deveram voltar entre os 8 carros mais rápidos do grid, ameaçando a Williams e a Ferrari.
  A surpresa do treino foi o jovem de 18 anos Max Verstappen, que liderou o primeiro treino livre com uma boa vantagem sobre os demais mas, tirou proveito de um erro para conseguir a melhor volta.

  No segundo treino a pista estava seca, mas ainda escorregadia, causando o acidente de Valtteri Bottas e o de Max Verstappen, mas houve uma evolução da pista que causou a queda nos tempos, mas mesmo assim os carros ainda sofriam com a falta de aderência, assim os carros com o melhor kit aerodinâmico para essa condição de pista se sobressaíram, explicando os carros da RBR em 2º e 3º.
  No final do treino houve uma chuva que pode atrapalhar muito a aderência da pista assim ajudando os carros que possuem motor Renault, ou que tem um kit aerodinâmico mais eficientes. 

                                                   A situação da pista

   Até agora o circuito não esta sendo digno de muitos elogios, pois vem apresentando uma dificuldade enorme para os pilotos controlarem seus carros, pois um circuito com asfalto novo se espera uma boa aderência, e uma boa facilidade para se aquecer os pneus, caso a pista fique aderente o que é raro a Formula 1 volta para sua situação normal porem, se a pista continuar escorregadia, os carros com melhor acerto aerodinamico iram levar vantagem.
 Assim deverá ser as ordens de grid de largada, contando a situação da pista
  
Pista aderente                                                                          Pista escorregadia
1- Mercedes                                                                             1- Mercedes
2- Ferrari                                                                                   2- Red Bull Racing Renault
3- Williams Mercedes                                                              3- Ferrari
4- Force Índia Mercedes                                                         4- Williams Mercedes
5- Lotus Mercedes                                                                   5- Scuderia Toro Rosso  Renault
6- Red Bull Racing Renault                                                     6- Force Índia Mercedes
7- Scuderia toro Rosso Renault                                             7- McLaren Honda
8- Sauber Ferrari                                                                     8- Lotus Mercedes
9- McLaren Honda                                                                   9- Sauber Ferrari
10- Manor Ferrari                                                                    10- Manor Ferrari
 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Analise para o GP de Hermanos Rodriguez

Depois de estar 15 anos abandonado o circuito mexicano vai voltar ao calendário da formula 1
Infelizmente não iremos ver a famosa curva peraltada, e sim um circuito mais travado e muito alterado em comparação ao seu traçado original, toda sequencia dos famosos "s" foram alterados para curvas menos técnicas e mais retas, e por cima tiraram a curva peraltada para fazer uma chicane, deixando o traçado menos atrativo e menos exigência técnica para os pilotos.
O circuito não era nem um pouco travado antes mas agora, com essas alterações o circuito será mais travado o que é um pequeno consolo para carros com motores Renault.
No traçado antigo com certeza a RBR não teria a minima chance de brigar pelo Q3 mas, com as novas alterações no traçado a RBR terá uma chance um pouco maior de ir para o Q3, mas ainda a Mercedes terá uma boa vantagem sobre os demais pois alem de boas retas o circuito possui poucas curvas de baixa velocidade.
A Ferrari deve se preocupar com a Williams e a Force Índia nesse GP, pois o circuito favorece menos os carros da escuderia italiana, e as Williams e Force índia dependendo do acerto poderão ameaçar a Mercedes na briga pela pole.
O GP do Mexico acontece semana que vem e tem transmissão da corrida ao vivo na globo as 15h, já os treinos classificatórios serão transmitido apenas pelo Sportv.
Nessa foto abaixo de verde o traçado antigo, já em azul claro está o traçado original, mostrando as grandes alterações no traçado do circuito mexicano

Nessa foto temos a visualização de satélite do antigo traçado do autódromo Hermanos Rodrigues.( note a sequencia de "s" e na parte de baixo da foto a grande curva peraltada )


Nessa ultima foto temos o gráfico do traçado oficial do circuito Hermanos Rodriguez, infelizmente não foi possível achar fotos de satélite atuais do autódromo para podermos fazer uma comparação.

Motores de times clientes deverão ser iguais aos de fábrica a partir de 2016

Depois de declarar que não ia dar motores atualizados aos seus clientes, a Mercedes recebe o golpe duro do chefão da F1 Bernie Ecclestone, que quer os mesmos motores de fornecedor e de cliente na formula 1.
O poderoso motor Mercedes vai ser fornecido atualizado para Williams, Force índia e a Manor ano que vem, o que indica que Force Índia e Williams estarão muito mais competitivas na próxima temporada, já a Manor deverá deixar a ultima fila, porem deve figurar o pelotão intermediário ano que vem.
O motivo pelo qual a Manor não estará tão competitiva ano que vem, é o fraco orçamento anual de apenas 90 milhões de dólares enquanto equipes como a Ferrari chegam a ter um orçamento de 1,4 bilhões de dólares
A Lotus F1 team ano que vem não deve estar na formula 1, pois há relatos que a Renault comprou a equipe Lotus, e voltará ao grid da F1, o que não acontece desde 2010
A equipe Renault terá Pastor Maldonado e outro piloto indefinido, e contará com um orçamento financeiro muito superior ao da Lotus, o que dá a esperança de uma temporada muito promissora ano que vem.
Os carros com motor Ferrari (Ferrari, Sauber, e possivelmente a STR) deverão andar melhor mas devem perder terreno para alguns carros com motor Mercedes, dependendo do carro ano que vem.
Já os motores Renault (RBR, e certamente Renault) dependeram de um bom ajuste aerodinâmico pois sofrerá com a falta de potencia, e devem perder terreno para motores Mercedes, Ferrari.
A Honda se não melhorar urgentemente o seu motor para a próxima temporada, colocará a McLaren na ultima fila, o que é uma grande pena para a F1 ver uma de suas equipes históricas fechar o grid de largada.



 Na foto acima está o poderoso motor Mercedes, usados pela Force índia, Williams e no ano que vem pela Manor. .

Analise da corrida dos EUA de F1

Analise da corrida dos EUA de F1
Em uma corrida cheia de acidentes, quebras e ultrapassagens, acabou gerando o tricampeonato de Lewis Hamilton na Formula 1
A corrida começou com a pista úmida, causada pelas fortes chuvas que cairão no circuito durante todo fim de semana o que tornou impossível o uso dos pneus de pista seca no começo da corrida.
A largada teve muitos incidentes, o que causou o abandono de Valteri Bottas, e também teve a troca de liderança de Rosberg para Hamilton, as RBR também tomaram a posição do piloto alemão assim o empurrando para a 4º posição, e as Ferrari largaram muito bem pulando para zona de pontos logo na primeira volta, e logo depois Felipe Nasr acabou tocando em seu companheiro de equipe Marcus Ericsson, que causou a quebra do bico do piloto brasileiro que teve de ir para os boxes para substituto.
Com a pista secando os pneus intermediários foram se desgastando rápido, causando problemas para Hamilton que não conseguia cuidar dos pneus, abrindo uma janela para Daniil Kvyat ataca-lo para tentar tomar a liderança.
Conforme a pista ia secando os carros da RBR iam perdendo rendimento o que abria oportunidade para Sebastian Vettel e as Force índia os atacarem.
Rosberg facilmente passou as RBR e as force índia e Ferrari se aproximaram rapidamente, mostrando uma grande deficiência da equipe austríaca para pista seca, mas com a troca de pneus adiantada Daniel Riccardo tomou a ponta, mas ficou pouco tempo lá, Rosberg parou mais cedo que Hamilton e tomou a posição do britânico, e foi tirando 3 segundos por volta do piloto da RBR, e na potencia do motor Mercedes, Rosberg deixou Ricciardo pará trás mas, Lewis não teve essa facilidade para passar o piloto australiano, levou mais de 3 voltas e acabou que ficou mais de 13 segundos atras do companheiro de equipe.
A corrida não foi boa para os carros da Williams, Massa abandonou por danos causados na largada, e Bottas teve uma estrategia horrível e acabou desistindo da prova, provando a ineficiência estratégica da Williams.
A corrida foi "paralisada" com entradas do muitas entradas do Safety Car, uma delas foi com o abandono de Marcus Ericsson, que ficou parado no meio da pista, o que ajudou Lewis hamilton a recuperar o terreno perdido para o companheiro, tornando a corrida mais emocionante.
Antes da relargada o piloto Kimi Raikkonen abandonou com problemas de freio, e na relargada as RBR foram perdendo posição atrás de posição, ate no memento em que Nico Hulkenberg tentou uma ultrapassagem, Daniel Ricciardo causou um acidente literalmente estupido, sabendo que não teria como suportar a carro da Force Índia.
O acidente tirou Hulkenberg da prova o que é uma pena, pois certamente ia ser o 4º lugar, em compensação Ricciardo saiu sem nenhuma punição o que é questionável.
A prova continuou e Rosberg mudou de estrategia e foi para os boxes colocar pneus novos, enquanto Hamilton continuava na pista com pneus desgastados, com isso Rosberg era 2 segundos mais rápido por volta deixando o piloto britânico em desvantagem, e em pouco tempo Rosberg já era o 3º chegando rapidamente em Vettel.
Hamilton arriscou não parar mais junto com o piloto da Ferrari porem Daniil Kvyat bateu e forçou outra entrada do Safety Car, obrigando Hamilton e Vettel a irem trocar Pneus para terem chances de superar Rosberg, Hamilton voltou atrás de Rosberg já Vettel voltou atrás de uns dos destaques da corrida Max Verstappen.
A corrida recomeçou e Vettel passou o jovem de 17 anos com facilidade, já na briga pelo 5º lugar Perez passou Alonso, que era destaque da corrida até aquele momento sem dificuldade e se estabeleceu em 5º conquistando pontos preciosos para a Force Índia, e na briga pela liderança Rosberg cometeu um erro infantil e deu o titulo de bandeja para Hamilton que não perdeu mais a liderança.
No final Hamilton venceu e se tornou tricampeão de F1 se juntando a lendas como Jackie Stewart, Jack Brabham, Ayrton Senna, Niki Lauda e Nelson Piquet